Situação é considerada crítica na Fhemeron de Rolim de Moura, estoque está muito abaixo do esperado para período de festas
Porto Velho, RO - A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) de Rolim de Moura, informa que o estoque de bolsas de sangue está abaixo dos níveis normais e convoca a população da região da Zona da Mata para fazer doações de sangue.Segundo o diretor administrativo da Fhemeron no município, Carlos Augusto dos Santos, e o médico responsável técnico, Haroldo Linhares Júnior, a situação é considerada crítica.
“Em Alta Floresta do Oeste conseguimos coletar 181 bolsas de sangue. Porém, são 10 dias para que esse sangue entre no circuito. Durante esse período de 10 dias a amostra do sangue coletado vai para Porto Velho e Amazonas para serem realizados diversos testes, somente depois do resultado o sangue é disponibilizado para salvar vidas”, ponderou o diretor Carlos Augusto.
Haroldo Linhares destaca que o estoque precisa está alto para suprir a demanda
O diretor administrativo, Carlos Augusto, explica que o sangue coletado possui um período para ficar estocado e se não for utilizado ele vence. “As bolsas coletadas possuem um prazo de validade de 30 dias. Por isso, se faz necessário a doação para suprir a falta de sangue. O ideal é que fossem coletadas por dia de 15 a 20 bolsas de sangue”.
VIDAS SALVAS
Os mutirões de cirurgias realizados pelo Governo de Rondônia em parceria com as prefeituras necessitam de sangue. Muitos não sabem, mas cada bolsa de sangue consegue salvar, até três vidas.
As campanhas de coleta de sangue realizadas nos municípios do interior têm salvado vidas em todo o Estado de Rondônia. “As 181 bolsas coletadas em Alta Floresta do Oeste não são exclusivas para a região. São distribuídas para os outros Hemocentros”, disse o diretor.
PARCERIAS
A secretária regional da Casa Civil, na região da Zona da Mata, Eliene Siqueira – Lia – , enfatiza a parceria com a prefeitura de Rolim de Moura, que tem cedido médicos para ajudar no atendimento da unidade Fhemeron em Rolim de Moura. “A Administração Municipal é uma grande parceira e tem contribuído diretamente para salvar vidas”, explicou Eliene.
Ela reforça ainda que as instituições financeiras, faculdades, prefeituras e igrejas dos municípios da região da Zona da Mata são grandes parceiros nas campanhas de coleta. “Vale ressaltar que a Fhemeron está de portas abertas para parcerias em novas campanhas de coleta”, frisou.
Diretor reforçou que a Fhemeron faz cadastro de doadores de medula óssea
Augusto lembrou ainda que a Fhemeron faz cadastro de doadores de medula óssea. “O cidadão que vir doar sangue também poderá fazer o cadastro de doador de medula óssea deixando amostra. Se caso sua medula for compatível, poderá salvar uma vida do mundo inteiro. Já tivemos demandas de outros Estados e até fora do país que utilizaram a medula coletada aqui em nosso município. A idade máxima para ser doador de medula óssea é 35 anos”, finalizou.
Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:
- Tenha entre 16 e 69 anos;
- Pese mais de 50 quilos;
- Não esteja grávida;
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar em boas condições de saúde;
- Não seja Epilético;
- Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
- Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
- Estar gripado, resfriado ou com febre; (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas);
- Infecção pela Covid-19, (aguardar 30 dias após a completa recuperação);
- Estar grávida ou amamentando;
- Estar em tratamento médico;
- Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
- Ter tatuagem feita há menos de um ano;
- Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
- Ter adquirido malária nos últimos 12 meses;
- Funcionários da área da saúde que estão à frente da Covid-19 estão inaptos para doação de sangue.
- Pessoas vacinadas contra Covid-19 (aguardar 10 dias para doar sangue).
O atendimento para doação de sangue e cadastro de medula óssea na Fhemeron em Rolim de Moura a partir do dia 21 de fevereiro será: segunda, terça, quinta e sexta-feira das 7 horas às 12h30. Já na quarta-feira o atendimento é das 7 horas às 17 horas, localizada ao da Clínica da Mulher na Rua Tocantins, 3932 no Bairro Planalto. Informações pelo telefone 3442-1328.
Os cinco Hemocentros regionais de coleta nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena continuam atendendo.
Fonte: Oobservador
0 Comentários