Atendimento é disponibilizado somente para pessoas com sintomas da doença
Na zona Norte, os moradores podem buscar atendimento nas unidades Pedacinho de Chão e Osvaldo Piana pela manhã. No Centro de saúde Maurício Bustani, a coleta dos exames ocorre ao longo do dia. Já a policlínica Ana Adelaide funciona 24h.
Na zona sul, os atendimentos acontecem nas unidades de saúde Renato Medeiros, pela manhã e tarde, e na UPA Sul, com funcionamento 24h. Já na zona leste da capital, o pronto atendimento José Adelino e UPA Leste também funcionam 24h por dia.
SINTOMAS
Os sintomas iniciais do sarampo são febre alta, acima de 38,5º C, além de tosse seca, conjuntivite e coriza. Em 3 a 5 dias, manchas vermelhas (exantema) podem aparecer no rosto e atrás das orelhas, que depois se espalham pelo corpo.
Em caso suspeito, deve-se passar por consulta com um médico. Até sete dias dos sintomas iniciais, deverá ser encaminhado para realização de um exame de sangue, além da coleta de urina e teste do swab nasal. O material é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen/RO), que realiza o diagnóstico.
PREVENÇÃO
O sarampo é uma doença potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa. A vacina é o único meio de proteção contra o sarampo e está disponível em todas as unidades de saúde do município.
PROGRAMAÇÃO
Unidade de Saúde Pedacinho de Chão
Endereço: avenida Tiradentes, 3420 Bairro Embratel
Horário: 8h às 12h
Unidade de Saúde Osvaldo Piana
Endereço: rua Campos Sales, 858, Bairro Areal
Horário: 8h às 12h
Centro de saúde Maurício Bustani
Endereço: avenida Jorge Teixeira, s/n, Bairro Liberdade
Horário: 8h às 17h
Unidade de Saúde Renato Medeiros
Endereço: rua Magno Arsolino, 1456 Bairro Cidade do Lobo
Horário: 8h às 17h
Policlínica Ana Adelaide
Endereço: rua Padre Chiquinho, 1060, Bairro Pedrinhas
Horário: 24h
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários