A Força Aérea dos EUA testou nesta terça-feira (16) um míssil de longo alcance desarmado com capacidade nuclearReprodução/ Força Aérea dos EUA
Porto Velho, RO - A Força Aérea dos EUA testou nesta terça-feira (16) um míssil de longo alcance desarmado com capacidade nuclear, de acordo com o Comando de Ataque Global da Força Aérea.
O míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado, equipado com um veículo de reentrada de teste, foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, e viajou 6,7 mil km até um campo de teste perto das Ilhas Marshall.
O míssil, lançado às 4h (horário de Brasília), foi “demonstrar a prontidão das forças nucleares dos EUA e fornecer confiança na letalidade e eficácia da dissuasão nuclear do país”, disse um comunicado da Força Aérea.
“Este lançamento de teste faz parte de atividades rotineiras e periódicas destinadas a demonstrar que a dissuasão nuclear dos Estados Unidos é segura, confiável e eficaz para deter as ameaças do século XXI e tranquilizar nossos aliados. Esses testes ocorreram mais de 300 vezes antes e não é o resultado dos eventos mundiais atuais”, continuou o comunicado.
No início deste mês, os EUA adiaram um teste de míssil há muito planejado de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado devido a preocupações com a resposta irada da China à viagem da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, a Taiwan.
Em março, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, também cancelou um teste planejado de um míssil balístico intercontinental Minute Man III para evitar “qualquer ação que pudesse ser mal interpretada ou mal interpretada” durante as tensões elevadas com a Rússia, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, na época.
Os EUA testam regularmente seu sistema de armas intercontinentais para verificar sua precisão e confiabilidade.
“Não se engane – nossa tríade nuclear é a pedra angular da segurança nacional de nosso país e de nossos aliados em todo o mundo”, disse o coronel Chris Cruise, comandante do 576º Esquadrão de Testes de Voo, em comunicado.
“Este lançamento de teste programado é uma demonstração de como a frota de ICBMs de nossa nação ilustra nossa prontidão e confiabilidade do sistema de armas. Também é uma ótima plataforma para mostrar os conjuntos de habilidades e experiência de nosso pessoal de manutenção de armas estratégicas e de nossas equipes de mísseis que mantêm um vigilância inabalável para defender a pátria”.
O Minuteman III é tradicionalmente conhecido como a única perna terrestre da tríade nuclear dos EUA. As outras duas partes da tríade são o míssil balístico lançado por submarino Trident e as armas nucleares transportadas por bombardeiros estratégicos de longo alcance.
Chandelis Duster e Barbara Starr, da CNN, contribuíram para esta reportagem.
Fonte: Michael Callahan da CNN Brasil
0 Comentários