Porto Velho, RO - Na Comunidade Quilombola de Pedras Negras, na região de São Francisco do Guaporé, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, por meio da equipe de Educação Ambiental e apoio do Escritório Regional de Costa Marques, realizou palestras voltadas à prevenção contra as queimadas. A ação ocorreu nos dias 20 e 21 de abril.
O trabalho é realizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam, que busca atender principalmente, a população da área urbana e rural, comunidades e povos tradicionais, comunidades indígenas, associações rurais, escolas Estaduais e Municipais, com o objetivo de promover a educação ambiental referente à prevenção contra as queimadas.
Durante o trabalho, a equipe realizou uma palestra para alunos do 5º ao 9º ano e aos professores na Escola Polo Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, onde ocorreu a distribuição de panfletos, sacolas, garrafinhas e caça-palavras às crianças. Tendo em vista as consequências provocadas pelas queimadas, foram repassadas informações sobre como evitá-las, demonstrando de um modo geral, como são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde.
Trabalho também foi realizado junto aos moradores
O governador Marcos Rocha destacou a importância do trabalho de educação ambiental voltado à orientação sobre como evitar as queimadas. “Trabalhar junto aos alunos causa a realização de pequenas ações no dia a dia não só deles, mas também de quem convive com essas crianças. Estas ações causam efeito, fazendo com que as pessoas tenham consciência quanto à importância de preservar o meio ambiente”, completou.
Durante os dois dias de ação, a Ceam atuou realizando visitas aos moradores e nas pousadas do local, fazendo a conscientização e entrega de panfletos referentes à prevenção das queimadas. Esta ação em Pedras Negras é apenas o início de uma série de ações que serão realizadas no interior do Estado, com uma educação voltada à temática ambiental, levando para a população, a importância de preservar o meio ambiente, causando ações positivas.
A coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Deigna Laís Oliviak explicou que, o trabalho de educação ambiental é fundamental para reforçar a relevância da prevenção contra as queimadas, dando ênfase ao trabalho junto às crianças. “Pontuar a importância da preservação ao meio ambiente e prevenção, indo de casa em casa e nas escolas, traz benefícios não só para as pessoas que ali residem, mas também favorece o turismo na comunidade. Com o trabalho realizado nas escolas, é possível repassar e absorver muitas informações sobre o local”, finalizou.
0 Comentários