Porto Velho, RO - Com a mensagem “No trânsito, escolha a vida”, estabelecida pela Resolução Nº 980 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que define os temas e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas em 2023, a equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia esteve na terça-feira (11), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Branca de Neve, em Porto Velho, palestrando para crianças do 1º ao 5º ano, e a 20 profissionais dos turnos da manhã e tarde.
Com a presença do palhaço “Cadeirinha”, “Tia Vavá” e “Didico”, e os mascotes “Vidinha” e “Ligadinho”, os educadores da Escola Pública de Trânsito – Esptran realizaram a palestra de forma lúdica, com apresentação musical, teatro e sorteio de duas bicicletas, enfatizando sobre atitudes que colaboram para preservar vidas no trânsito.
Detran realiza ações educativas em escolas de todo o Estado
“Escolher a vida no trânsito, é ter condutas que assegurem o direito de viver das pessoas, e todos devem praticar boas atitudes que colaborem à paz no trânsito, como respeitar a faixa de pedestre, ser gentil com todos os que estão no trânsito, utilizar dispositivos de segurança, obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB”, foi o que explicou o palhaço “Cadeirinha”, representado pelo educador e ator do Detran, Marlúcio Emidio, aos alunos da escola.
O governador Marcos Rocha lembra que, “a educação para o trânsito é importante instrumento para estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros, bem como reforçando o conhecimento de ações. Trata-se de um processo contínuo de construção de conceitos e valores, para o exercício da cidadania”, destacou.
A professora Vânia de Souza Normando Franco, que há 25 anos leciona para o Ensino Fundamental, destacou a importância de usar o lúdico ao orientar as crianças sobre o trânsito. “As crianças absorvem bem a mensagem entregue pela equipe da Escola Pública de Trânsito do Detran, que de maneira divertida, representando situações cotidianas, falam sobre atitudes que preservam a segurança de todos, e certamente nossos alunos cobrarão de seus pais tais condutas. Nossos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, devem ser mais atentos e responsáveis com a vida, são estas pequenas ações que resultam diferenças em prol de fazer do trânsito, um espaço de paz para todos”, destacou.
O diretor da Escola Pública de Trânsito, Renato de Moraes Ramalho, destaca que, as ações educativas do Detran fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e que o Detran aderiu em 2022.
Orientações de segurança para crianças no trânsito:
- No trânsito, a criança deve estar sempre acompanhada de um adulto;
- Ande sempre pela calçada;
- Não saia correndo pelas ruas, mesmo sendo nas calçadas;
- Utilize a faixa de pedestre para atravessar a via.
0 Comentários