Vereador Isaque Machado presta homenagem ao professor Amizael Gomes da Silva

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Vereador Isaque Machado presta homenagem ao professor Amizael Gomes da Silva


Amizael Silva também foi um importante historiador regional, autor de diversos trabalhos sobre a formação histórica de Rondônia

Porto Velho, RO - O vereador Isaque Machado (PATRIOTA) propôs um projeto de lei para homenagear o saudoso professor Amizael Gomes da Silva, denominando o viaduto localizado na bifurcação da BR-364, sentido Cuiabá, em Porto Velho, como "Professor Amizael Gomes da Silva".

O objetivo do projeto é reconhecer e valorizar a trajetória do professor Amizael Gomes da Silva, que teve uma importante contribuição para o estado de Rondônia como educador e político. Nascido em Bacabal, no Maranhão, em 1941, Amizael radicou-se em Rondônia na década de 1950, acompanhando seu pai na atividade garimpeira.

Posteriormente, fixou residência em Porto Velho, onde se tornou um renomado educador, lecionando matemática nas principais escolas da capital. Foi um dos criadores da Fundacentro, que deu origem à Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A carreira política de Amizael começou em 1972, quando foi eleito vereador em Porto Velho pela legenda da Arena, exercendo o mandato por duas legislaturas. Em 1982, tornou-se deputado estadual constituinte e foi o relator-geral da primeira Constituição do Estado. Foi presidente da Assembleia Legislativa de 1985 a 1987 e reeleito para a legislatura 1987/90.

Amizael Silva também foi um importante historiador regional, autor de diversos trabalhos sobre a formação histórica de Rondônia. Ele faleceu em março de 2003, deixando um legado de pioneirismo, integridade e dedicação à educação e à política.

Com a aprovação do projeto de lei do vereador Isaque Machado, o viaduto da bifurcação da BR-364, em Porto Velho, passa a ser denominado "Professor Amizael Gomes da Silva". O executivo municipal se comprometerá em fixar placas de identificação do viaduto em posições que permitam a visibilidade de ambos os sentidos da via. As despesas decorrentes da execução da lei serão custeadas por dotações orçamentárias próprias.

Essa homenagem busca reconhecer e eternizar a contribuição do professor Amizael Gomes da Silva para a história de Rondônia, tanto como educador quanto como político. Sua trajetória de garimpeiro de diamante e de conhecimento o tornou uma referência profissional, intelectual e política em nosso estado.




Postar um comentário

0 Comentários