A feira de tecnologias e negócios discute a cadeia de pescados do Brasil
Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia está participando da ExpoMAR, iniciada na quinta (29), Dia do Pescador, e sexta-feira (30), no Centro de Eventos de Itajaí, Santa Catarina, para dar visibilidade à produção sustentável de pescado rondoniense e agregar conhecimento para a mesma. O Estado é líder na produção do Tambaqui e de peixes de cultivo, e o terceiro maior produtor de peixes no ranking nacional geral, conforme o Anuário da Piscicultura 2022 da Associação Brasileira da Piscicultura – PEIXE BR.
A feira de tecnologias e negócios discute a cadeia de pescados do Brasil, analisando tendências, logísticas e o fortalecimento de mercados consumidores. Para o governador, participar da ExpoMAR é avançar na missão de colocar a produção de peixes de Rondônia no radar nacional e internacional.
Governo de Rondônia participa das discussões sobre pescado
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforças as ações que o Governo do Estado está realizado para alavancar a cadeia produtiva, refletindo positivamente na economia. ‘‘Participar da ExpoMAR é uma oportunidade de mostrar a qualidade do que os nossos produtores têm empregado no cultivo dos peixes em Rondônia e apresentar ao Brasil e ao mundo, que atendemos aos mercados mais exigentes, pois trabalhamos com sustentabilidade. Além disso, estamos participando de discussões importantes para fortalecer o setor’’, afirmou o governador.
Marcos Rocha, que participa do evento acompanhado do titular da Secretaria Estadual de Agricultura – Seagri, Luiz Paulo da Silva, e da secretária de Estado de Comunicação – Secom, Rosângela Aparecida da Silva, lembrou, ainda, do bom cenário da piscicultura rondoniense, pois esse ano, a costelinha do Tambaqui de Rondônia foi premiada em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice, na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, e deixou para traz mais de 70 outros produtos de diversas partes do mundo que estavam na competição; e pontuou que, por meio do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, o Governo leva esse pescado de Rondônia ao conhecimento de outros estados e países.
Debates acontecem para ampliar a sustentabilidade do pescado
ORGANIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA
O evento, idealizado pela International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil), contempla em sua programação, o Fórum Internacional de Pesca, Seminário de Maricultura e Produção de Algas, a Mostra Técnico-Científica e a Feira de Negócios, com o objetivo de projetar o setor para os próximos 30 anos. Na abertura da ExpoMAR, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, pontuou o benefício das discussões propostas no evento.
‘‘A pesca e a aquicultura são segmentos estratégicos e o que tem mais potencial de crescer no Brasil. E fazer com que se torne mais forte no nosso país, é um desafio que nos une’’, disse o ministro. Para o presidente da ExpoMAR, Altemir Gregolin, o evento que está em sua primeira edição, tem como objetivo gerar propostas de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento sustentável do setor, diante da relevância que possui como fonte de produção de alimento saudável para o mundo, e também quanto à geração de empregos.
0 Comentários