Planos de Manejo Florestal da Sedam garantem colheita florestal e reforçam a economia local

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Planos de Manejo Florestal da Sedam garantem colheita florestal e reforçam a economia local


Madeiras são vistoriadas pela equipe da Codef

Porto Velho, RO - Com o objetivo de realizar a análise técnica para aprovação do Plano de Manejo Florestal e atividades relacionadas, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, desenvolve atividades da base do setor florestal. Estas ações são desenvolvidas pela equipe técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Florestal – Codef, responsável pela autorização da colheita florestal, obtendo produto primário da madeira em tora, que após serrada é transformada em produtos com formatos e dimensões variados, atendendo à demanda da indústria e aquecendo os diversos setores da economia.

Para que a árvore se transforme em tábuas, pranchas, pontaletes, sarrafos, ripas, caibros, dormentes, perfis e vigas, a Codef emite a Autorização de Exploração – Autex, que é o documento expedido pela Sedam no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais – Sinaflor e que autoriza o início da exploração e especifica o volume máximo por espécie permitido para exploração. Por meio da Autex do Plano de Manejo Florestal são estabelecidos os zoneamentos e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive, a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão.

Para o Governador Marcos Rocha, a aprovação dos Planos de Manejo Florestal cumpre a necessidade da colheita florestal responsável e contribui com o crescimento do Estado. “Essas atividades representam um avanço importante às indústrias madeireiras e reforçam a economia local sem causar prejuízos ao meio ambiente”, frisou.

De acordo com Diego Enrique Gonçalves Monteiro, coordenador da Codef, em 2022 foram emitidas 186 autorizações para exploração florestal no Estado, totalizando um volume de 1.100.1000 metros cúbicos de madeira em tora e 461.000 metros estéreos de resíduos florestais. “De acordo com a Portaria Sedam nº 499/2022, estamos em pleno período de colheita florestal em Rondônia. Durante o primeiro quadrimestre de 2023, a coordenadoria expediu 37 novas autorizações, totalizando um volume de madeira em tora de 337.000 metros cúbicos”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários