O dia 02 setembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

O dia 02 setembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

2.9.2023 - BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1917 – A Superintendência (prefeitura) de Porto Velho busca junto ao governo do Estado liberação de recursos para construção de casas para famílias de baixa renda.

1919 – O povoado de Porto Velho passa à categoria de cidade, conforme a lei amazonense 1.011/19.

1949 – Em frente à vila de Três Casas, a poucas milhas de Porto Velho, um batelão afundou, com perda total de mercadorias, mas sem vítimas.

1967 – O ministro dos Transportes, Mário Andreazza, confirmou a ida do presidente Costa e Silva a Manaus em outubro, para iniciar as rodovias, Manaus/Boa Vista (RR) e Manaus/Porto Velho.

1987 – A Assembleia Legislativa inicia a análise do projeto de lei do  deputado Osvaldo Piana que regula os cargos de comunicação social na área estadual.

1990 – Caso o STJ decida pelo afastamento do governador Jerônimo Santana – o vice e o presidente da Assembleia são candidatos ao governo, assumirá o presidente do Judiciário.

COMEMORE

Dia do Florista. Dia da Kombi. Dia do Repórter Fotográfico. 

Católicos celebram São Zenão, Santa Dorotéia

BRASIL

1822 — A princesa regente Maria Leopoldina assina o decreto da Independência do Brasil. 

1961 — Começa no país o período parlamentarista, que em 1963 acaba. 

2018 — O Museu Nacional do Brasil é destruído por um incêndio, perdendo mais de 90% de seu acervo.  

MUNDO

1945 – Num encouraçado norte-americano, na ilha de Okinawa, o Japão assina a rendição incondicional e acaba a II Guerra Mundial. 

44 a.C. -  Cícero lança a primeira das suas Filípicas sobre Marco Antônio. 

2008 — Google lança seu navegador Google Chrome.

FOTO DO DIA

Natural de Guadalupe, Piauí, o desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca, entrou para a história política de Rondônia ao ocupar – e por duas vezes, a governadoria do Estado, durante a gestão Jerônimo Santana (1987/91).

Como desembaregador inicia sua carreira no MP mineiro, em Unaí e  em 1967 integra o MP do Distrito Federal e Territórios. Convidado pelo governador Jorge Teixeira para integrar o Judiciário que estava sendo instalado em Rondônia, foi o último dos sete primeiros desembargadores a assumir, em março de 1982 e, até a aposentadoria, em 2001, exerceu vários cargos, inclusive a presidência do Judiciário, entre 1990 a 1992, período em que por duas vezes o Dr, Dimas ficou à frente do governo estadual. 

Era um momento muito tenso na política local. Com certeza aquele período foi o “inferno astral” do governador Jerônimo Santana, que enfrentava pedidos de afastamento do cargo, atraso de pagamento de servidores, greves sindicais etc. Eleito em 1986, Jerônimo perdera a disputa de 1982 ao Senado, e a eleição dele a governador foi o seu “canto do cisne” político.

(Foto de uma das vezes que o Dr.Dimas assumiu o governo. Acervo    do Centro de Memória e Cultura do TJRO)

Postar um comentário

0 Comentários