O dia 12 setembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

O dia 12 setembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo



O DIA NA HISTÓRIA

12.9.2023 - BOM DIA!

Errata: Ontem, 11, citei “Dia do Grito do Ypiranga”. Errei.

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1918 – A população de Presidente Marques (depois Guajará- Mirim), conta com 637 “almas”, das quais 517 na sede.

1940 – Criado por intelectuais locais, o Centro Guaporeense de Letras, direcionado ao estudo da Literatura, Ciências, História, Arte e Geografia.

1943 – É grande a expectativa em Porto Velho para a possibilidade do presidente Getúlio Vargas criar, nos próximos dias, um Território Federal na região.

1954 – Eleita, a estudante Ilze de Melo Pessoa, candidata do Ipiranga Esporte Clube, Miss Guaporé.

1967 – Confirmado: será dia 27 o X Campeonato de Pesca na Cachoeira do Teotônio, promoção do Lions Clube, com previsão de 600 pescadores.

1987 – Na Assembleia Legislativa o deputado João Batista lamentou que a polícia, e a Justiça, tenham protegido o estuprador e assassino de uma estudante em Colorado.

COMEMORE

Dia do Médico Urologista. Dia da Recreação. Dia do Técnico Têxtil. Dia do Operador de Rastreamento. Dia Internacional para a Cooperação Sul-Sul (ONU).

Católicos celebram Santíssimo Nome de Maria, São Guido de Anderlecht. São Nilo.

BRASIL

1902 – Nasce Juscelino Kubitschek (m. q1976), 21º presidente do Brasil.

1957 – Morre José Lins do Rego (n. 1901), pioneiro do romance social nordestino, principais obras: Menino de Engenho e Riacho Doce.

1963 — Cabos, sargentos e suboficiais promovem a Revolta em Brasília.

MUNDO

490 a.C. — Data convencionalmente aceita para a Batalha de Maratona.

19º92 - A NASA lança o ônibus espacial Endeavour na STS-47. 

2019 — Astrônomos detectam água na atmosfera do exoplaneta K2-18b.

FOTO DO DIA

PORTO VELHO E A CULTURA

Comunidade formada a partir de 1907, logo nos primeiros anos Porto Velho, ainda na condição de vila, já contava um salão para apresentações teatrais e filmes. Em sua fachada, uma placa: “Cinema”. Àquela altura, em Santo Antônio, que em 1945 passaria a integrar Porto Velho, já existia uma Corporação Musical e um coral formado só por senhoras, atração em festas e datas cívicas.

Em 1915, quando instalado o município de Porto Velho, a principal sala cultural era o Cine Teatro Phênix, onde jovens, como a adolescente Labibe Aiéch (depois Bartolo), eram estrelas aclamadas, assim como as peças com atores e autores locais.

Ainda em 1917 o jornal “Alto Madeira”, cuja primeira edição foi naquele ano, abriu espaço para intelectuais locais em primeiras páginas, e as manifestações culturais aumentavam nas soirées, com dança, música, poesia etc.

O “Alto Madeira”, pelo voto popular, elegeu a que pode ser citada como a primeira Miss Porto Velho; a seguir a “Dama que Melhor Dança”.

Na década de 1910 uma associação foi criada, voltada à arte, cultura e reuniões culturais. (F. Obelisco à Independência, em Santo Antônio)

(O assunto volta 5ª feira)

Postar um comentário

0 Comentários