Paulo Pichetti e Rodrigo Teixeira, indicados do presidente Lula, devem ser aprovados pelos senadores e ocupar as diretorias de Assuntos Internacionais e de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Edilson Rodrigues/Agência Senado
Porto Velho, RO - A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado realiza nesta terça-feira, 28, a sabatina de dois indicados para a Diretoria do Banco Central. Os escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem ocupar os cargos de diretor de Assuntos Internacionais e diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, da autarquia, caso sejam aprovados pelos senadores.
Para a Diretoria de Assuntos Internacionais, o petista indicou Paulo Picchetti, que é mestre em Economia pela USP (Universidade de São Paulo) e doutor em Economics pela University of Illinois – System. Atualmente, é professor da FGV. Picchetti foi coordenador do índice de preços na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e, atualmente, exerce função semelhante na FGV Ibre, onde coordena o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal). O indicado deve substituir a atual diretora da pasta, Fernanda Guardado.
Rodrigo Teixeira é funcionário de carreira do Banco Central desde 2002 e atualmente está cedido para a Casa Civil, onde ocupa o cargo de secretário especial adjunto de análise governamental. Ele é o indicado de Lula para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Teixeira possui mestrado e doutorado em Economia pela USP (Universidade de São Paulo) e também é professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Além disso, Teixeira trabalhou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da cidade de São Paulo entre 2013 e 2015, período em que o ministro da Fazenda foi prefeito. Teixeira substitui o atual responsável pela pasta, Maurício Moura.
Na sabatina os dois indicados devem ser questionados pelos senadores sobre propostas e visão para o Banco Central. Essa etapa é fundamental para avaliar a capacidade e a idoneidade dos indicados para exercerem cargos tão importantes no âmbito econômico do país.
A sessão está marcada para as 10h, e a sabatina está elencada como segundo ponto de pauta. A expectativa é que ambos os nomes sejam aprovados pela Comissão com pouquíssima ou nenhuma objeção. Com os novos nomes, Lula passará a ter quatro dos nove membros do colegiado que define o rumo da taxa básica de juros indicados por ele.
Fonte: O Antagonista
0 Comentários