O DIA NA HISTÓRIA
17.11.23 – BOM DIA!
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
RONDÔNIA
1903 – Assinado o Tratado de Petrópolis: A Bolívia cede ao Brasil terras que formariam o Acre e o Brasil construirá uma ferrovia (a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré), para atender aos bolivianos.
1940 – A direção do colégio “Maria Auxiliadora” confirmou, para o dia 1º de dezembro, a diplomação da primeira turma de professoras formadas naquela escola.
1946 – A data da Bandeira (dia 19) terá programa especial em Porto Velho, inaugurando obras na sede da prefeitura e da Fonte Samaritana, com torneiras automáticas, na Rua José Bonifácio.
1951 – O governador do Guaporé, Petrônio Barcelos, entregou ao juiz de Direito Theodoro de Assumpção, pronta para uso, a 1ª etapa do fórum de Porto Velho, denominado “Ruy Barbosa”.
1987 – Proposto pelo presidente da Facer, Luiz Tourinho e do presidente da Assembleia Legislativa Sidney Guerra, as agências bancárias no Estado abrirão desde 1 de dezembro às 9 horas.
1990 – Colonos acusaram Índios uru-eu-uau-uau, como responsáveis pelo ataque a 4 pescadores, matando um deles próximo ao município de Alvorada do Oeste.
COMEMORE
Dia Mundial da Prematuridade. Dia Mundial da Prematuridade. Dia Internacional do Estudante. Dia da Criatividade. Dia Nacional de Combate à Tuberculose.
Católicos celebram Santa Isabel da Turquia, São Gregório Taumaturgo
BRASIL
1889 – A família imperial brasileira parte para a Europa, exilada. 1895 – Fundação do Clube de Regatas do Flamengo.
MUNDO
1869 – Inauguração oficial do Canal de Suez. 1970 – Douglas Engelbart patenteia o primeiro mouse de computador.
2019 — Primeiro caso conhecido de COVID-19, um homem de 55 anos que visitou Wuhan, na China.
FOTO DO DIA
ESQUECIDA, COMO OUTRAS
Na historiografia rondoniense há uma série de datas de grande importância, inclusive para todo o país, mas que por aqui, onde deveriam ser mais lembradas, simplesmente são colocadas de lado.
E neste 17 de novembro uma data especial, e bota especial nisso, talvez por falta de conhecimento, ou de interesse, será outra vez esquecida por quem tem o dever de lembrar: o dia em que foi assinado o documento que, 67 anos depois, levaria à criação do Estado de Rondônia.
Em 1903, representantes plenipotenciários de Bolívia e Brasil, assinaram o “Tratado de Permuta de Territórios e outras Compensações entre o Brasil e a Bolívia”, que passou à história como o “Tratado de Petrópolis”, que levou a nosso país acrescentar o Acre a seu território, e em 1981 o Estado de Rondônia.
Detalhes do que foi construir a ferrovia Madeira-Mamoré, principal compensação brasileira aos bolivianos, são mostrados no livro “Conhecer Rondônia”, cujo autor, Amizael Silva (FOTO), foi professor, jornalista, um dos fundadores da Academia de Letras de Rondônia, vereador em Porto Velho, deputado estadual duas vezes e relator, também das duas constituições estaduais.
0 Comentários