Capacitação para extensionistas visa assistência aos agricultores familiares e produtores de leite em 2024

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Capacitação para extensionistas visa assistência aos agricultores familiares e produtores de leite em 2024


Técnicos levam informações e orientam aplicação individualizada em cada propriedade

Porto Velho, RO - Encerrando o exercício de 2023, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) está capacitando 80 extensionistas, que atuam na assistência aos agricultores familiares e produtores de leite, participantes do Projeto Consultoria Técnica da Pecuária Leiteira (Consultec), a qual busca o fortalecimento da cadeia de leite, nos 52 municípios do Estado. A Consultec é financiada pelo Governo de Rondônia mediante o Fundo ProLeite, e visa ajudar os produtores no impulsionamento da produção leiteira, com o aumento da produtividade e melhoria da qualidade do produto.

Durante os cinco dias são ministradas palestras sobre exigências nutricionais das vacas; estratégias de arraçoamento; utilização de planilhas de dietas para vacas em lactação e avaliação de sistemas de pastejo irrigado e de sequeiro; bem como, análise de questões decorrentes de fatores e elementos do clima, aplicadas à irrigação de pastagens. O diretor-presidente da Emater/RO, Luciano Brandão afirmou que, “os técnicos vão levar estas informações ao campo repassando-as, individualmente, a cada produtor assistido, de modo a contribuir para o alcance das metas de produção”. Também enfatizou que, a maioria das propriedades rurais tem potencial para dobrar a produção em curto prazo, apenas com a adoção das tecnologias de manejo e nutrição do rebanho.


O Projeto Consultec capacita técnicos para atendimento especifico à cadeia do leite

Rondônia possui o 3° maior Produto Interno Bruto (PIB) da região Norte, e o 1° em produtos lácteos da região, ainda que, mais de 90% dos produtores tenham um rebanho menor do que 30 vacas. A atividade leiteira, em sua totalidade, está baseada na agricultura familiar. Os produtores estão distribuídos em diversos estágios do desenvolvimento tecnológico, desde aqueles que lutam com condições mínimas para a subsistência, até os que já conseguiram acessar modernas tecnologias de produção e genética. Com todos, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia trabalha para oferecer novas informações no que tange ao desenvolvimento econômico das famílias e sustentabilidade ambiental.

Postar um comentário

0 Comentários