Educação permanente em saúde encerra atividades do ano com oficina de aperfeiçoamento

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Educação permanente em saúde encerra atividades do ano com oficina de aperfeiçoamento

oficina reuniu cerca de 30 coordenadores dos Núcleos Descentralizados de Educação Permanentes

Porto Velho, RO - A Divisão Gestora de Educação Permanente (Dgep), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), fechou o ano de trabalho com uma oficina de aperfeiçoamento para coordenadores dos núcleos que atuam nas unidades de saúde. O encontro marcou o encerramento dos trabalhos de 2023 e o planejamento da nova linha de atuação para os próximos meses.

A oficina reuniu cerca de 30 coordenadores dos Núcleos Descentralizados de Educação Permanentes (NEPs), parte deles com experiência na função e outros assumindo agora a responsabilidade, como é o caso da Shayene Ribeiro, auxiliar de saúde bucal em Jaci-Paraná.

“Essa interação entre os profissionais é muito importante, principalmente para quem está chegando agora, como é meu caso. Me senti acolhida e aprendi muito, conhecimentos que vou levar para aplicar na unidade onde trabalho”, salienta a servidora.

A oficina de aperfeiçoamento para coordenadores de NEP’s é uma atividade rotineira promovida pela Semusa, ocorre a cada quadrimestre. Segundo Angelita Mendes, gerente da Dgep, a atividade busca qualificar as equipes para que coloquem em prática os princípios da educação permanente, bem como educação continuada, educação em saúde e agora a educação popular em saúde.

De janeiro a novembro de 2023, 321 capacitações foram realizadas

“A integração faz parte da educação permanente. É uma estratégia importante para que os NEPs possam se conhecer e se reconhecer para trabalhar com o planejamento, pois a educação permanente também passa por essa responsabilidade enquanto gestão e logística. É necessário que os NEPs fortaleçam essa prática dentro de suas unidades e que possam trazer suas proposituras para a governabilidade da gestão”.

CAPACITAÇÕES

Capacitar o servidor público é investir na melhoria do serviço prestado à população e na qualidade de vida no trabalho. Pensando assim, a Semusa, através da Dgep, tem trabalhado para qualificar, cada vez mais, os profissionais que atuam na rede municipal de saúde.

Em 2023, de janeiro a novembro, 321 capacitações foram realizadas e quase 10 mil pessoas, entre servidores e população, participaram de atividades de educação em saúde totalmente gratuitas. Os cursos e oficinas abrangeram todas as áreas da saúde, de acolhimento ao público ao socorro do paciente.

“Nosso objetivo sempre é promover conhecimento, melhorar o bem-estar do profissional e fornecer serviço de qualidade na saúde pública”, explica Angelita Mendes, gerente da Dgep.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários