O dia 19 dezembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

O dia 19 dezembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

19.12.23 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1917 – Doações em dinheiro, mão de obra e materiais de construção, são entregues à “Comissão de Construção da Egreja” de Porto Velho, ainda em fase de escavação do alicerce.

1950 – O governo do Acre inicia a estrada Rio Branco/AC a Abunã/RO, para reduzir tempo de viagem pelo Rio Purus, rumo a Rio Branco, acessando de Abunã a Porto Velho e ao Rio Madeira pela EFMM.

1967 – Porto Velho será uma das sedes da 2ª Operação Rondon, em janeiro, com presença das equipes de estudantes de universidades cariocas, paulistas e gaúchas em toda a Amazônia.

OBS: Em julho a equipe Zero do “Rondon”, com alunos e professores da Universidade do Estado da Guanabara, atuaram em Porto Velho.

1980 – Morre, no Rio de Janeiro, o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira (n. 1897), 1º governador e 1º deputado federal do Território.

1982 – Deputados estaduais eleitos têm reunião extraoficial na Câmara ação, elaborar o Regimento Interno da Assembleia que, inicialmente, será Constituinte.

COMEMORE

1983 – Assinado o Estatuto da Terra. Aniversário da Emancipação do Paraná.
Católicos celebram São Anastácio de Massimi, São Nemésio, Beato Urbano.
 
BRASIL

1971 — O Atlético-MG conquista o I Campeonato Brasileiro de Futebol. 

1983 – Roubada a Taça Jules Rimet, na sede da CBF, Rio de Janeiro. 

1973 – O presidente Emílio Médici manda publicar o “Estatuto do Índio”. 

2014 – Gabriel Medina é o 1º brasileiro a ser campeão mundial de surf.
 
MUNDO

1943 — II Guerra Mundial: primeiro grupo de oficiais da FEB chega a Nápoles, na Itália. 2001 — Crise econômica argentina: Protestos em dezembro: revoltas eclodem em Buenos Aires, Argentina.

USINA SÃO DOMINGOS

“Aberto para o Guaporé um novo Horizonte Industrial”, foi a manchete principal do único jornal de Porto Velho, o “Alto Madeira”, no dia 7 de junho de 1953, sobre a inauguração da Usina de Beneficiamento de Borracha “São Domingos”.

Composta por vários blocos e localizada onde depois foi instalada a Junta de Alistamento Militar de Porto Velho, a usina foi a primeira empresa particular a ter um contingente representativo de mulheres trabalhando.

O memorialista Antonio Marrocos lembra: “A usina São Domingos recebia a borracha vinda dos seringais, trazidas nos trens da Madeira-Mamoré e na usina eram beneficiadas”.
 
O bancário aposentado Aldenir Courinos lembra quando foi designado para o posto de classificação do banco, dentro da própria São Domingos. “Era uma empresa sediada em Belém (PA) e financiada pelo banco, se instalou em Porto Velho como a “Companhia Industrial Guaporé”.
 
O trabalho feminino, continua Aldenir, era maior na área de limpeza e classificação das lâminas, feito pelas mulheres que também colocavam as lâminas penduradas para secar.
(F. Acervo Aldenir Courinos)
#rondoniaalemdahistoria #historiasregionais #historiaderondonia #rondonia #amazônia #SoldadosDaBorracha













Postar um comentário

0 Comentários