Porto Velho, RO - Mais de 100 oficiais e praças da Polícia Militar (PM) receberam orientações do Ministério Público de Rondônia (MPRO) nesta quarta-feira (20/3) em Porto Velho. O treinamento teve como ministrantes as Promotoras de Justiça Alba da Silva Lima e Eiko Danieli Vieira Araki que atuam diretamente nas áreas da Segurança Pública e Sistema Prisional.
Entre os objetivos está expor, sob a ótica do Ministério Público, como a atividade policial militar é essencial para a ordem e o bem-estar social. A atividade aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
“Tanto a PM quanto o Ministério Público trabalham para a sociedade. Sendo a Polícia Militar a porta de entrada do processo penal”, explicou a Promotora de Justiça Alba da Silva Lima. A integrante do MPRO destacou a necessidade de os agentes atuarem com excelência desde o contato inicial com a população, nas abordagens, no registro correto, completo e detalhado do boletim de ocorrência e nos demais desempenhos de suas funções, como estabelece a Constituição Federal.
Já a Promotora de Justiça Eiko Araki, que atua em Ji-Paraná, palestrou no formato online, explicando sobre o atendimento às vítimas e sobre como a autoridade policial pode proteger e contribuir com as políticas públicas de enfrentamento a violência contra mulheres e crianças.
Segundo a Polícia Militar, a intenção do treinamento é melhorar a atividade fim da corporação: a manutenção da ordem e segurança pública.
0 Comentários