O encontro contribui para melhoria das condições sanitárias dos produtos e serviços ofertados no Estado
Porto Velho, RO - Com o objetivo de simplificar o processo de regularização sanitária e fortalecer a segurança alimentar no Estado, o Governo de Rondônia está promovendo o 4º Encontro Estadual do Programa de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária do Estado de Rondônia (Praissan-RO). O evento acontece entre os dias 7 e 9, em Porto Velho.
O programa, de iniciativa da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e coordenado pela Gerência Técnica de Vigilância Sanitária (GTVISA/ Núcleo de Alimentos – NA), visa aperfeiçoar o trabalho realizado pelas vigilâncias sanitárias junto aos Microempreendedores Individuais (MEIs), Empreendimentos Familiares Rurais (EFRs) e Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), contribuindo para melhoria das condições sanitárias dos produtos e serviços ofertados por estes agentes. O curso é ministrado pela engenheira de Alimentos, especialista na área de Rotulagem, Aline Gabrielle Vieira de Assis Pierro.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o encontro fortalece os laços entre os diversos atores envolvidos na cadeia alimentar e sinaliza o potencial transformador das ações colaborativas e educativas. “O engajamento e o interesse dos participantes refletem o compromisso conjunto em promover práticas seguras e responsáveis na produção de alimentos no Estado”, salientou.
PROGRAMAÇÃO
A chefe do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (Sevisa-RO), Lucia Freitas evidencia; o tema escolhido para o evento foi a “Rotulagem Geral de Alimentos Embalados”, devido à complexidade de elaboração dos rótulos, bem como, as recentes mudanças na legislação. “O encontro oportuniza, dentre outras situações, o esclarecimento de dúvidas e inseguranças por parte dos profissionais de vigilância sanitária”.
Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, a parceria com diversas instituições e municípios ajudou a reunir vários profissionais ligados à vigilância sanitária e produção de alimentos. “Afinal, a rotulagem impacta no sucesso do produto, além de contribuir como fonte de informações aos consumidores”, afirmou.
O curso objetiva simplificar o processo de regularização sanitária e fortalecer a segurança alimentar no Estado
Na programação, o compartilhamento de conhecimentos técnicos e jurídicos são essenciais para garantir que os alimentos embalados estejam em conformidade com as regulamentações vigentes.
Além disso, são oferecidas orientações práticas para os empreendedores locais sobre como elaborar rótulos que atendam às exigências legais e que agreguem valor aos seus produtos.
O curso de Rotulagem Geral de Alimentos Embalados tem cerca de 100 participantes, entre fiscais e inspetores sanitários municipais, servidores do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen-RO) e da Agevisa/RO.
Parceiros como Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), fortaleceram o trabalho de formação.
0 Comentários