Estudantes apresentaram resultado de estudo sobre o potencial do buriti e distribuíram produtos à base da fruta típica da Amazônia
Porto Velho, RO - Estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Agronegócio do Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará), unidade executora do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), apresentaram o resultado de um trabalho escolar realizado neste semestre para demonstrar os potenciais do uso do buriti, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional. A apresentação aconteceu na quinta-feira (23), no Espaço Interativo e Ideológico do Idep, que está realizando na maior feira de agronegócio da região Norte, ações com foco na expansão do ensino profissionalizante no campo.
ZONA RURAL
Os alunos que expuseram a experiência em sala de aula vivem na zona rural de Vilhena. Fazem o curso técnico em uma sala descentralizada do Idep, que funciona na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Progresso, situada na localidade de Perobal.
Andressa Pereira de Lima, 26 anos, Emanuel de Jesus Falkiewicz ,de 22 anos, e Ester Corsina Lemes, 48 anos, moram na comunidade Cascalheira. Érika Lovinski Gomes Abreu, de 27, é da localidade Perobal e Esequiel Assencio de Oliveira, 22 anos, vive no Baixadão.
AGROINDÚSTRIA
Segundo Érika Gomes, a ideia surgiu na aula de gestão ambiental, quando a colega de sala Andressa comentou que tinha experimentado o suco do buriti e achou saboroso. “Como na nossa região tem essa fruta em abundância, pensamos em apresentar os seus derivados na Rondônia Rural Show Internacional”, evidenciou.
Com o sucesso da tarefa escolar, o grupo planeja criar uma agroindústria em parceria com a Associação Mútua dos Pequenos Produtores Rurais da Cascalheira, cujos associados já se prontificaram a apoiar a iniciativa.
Jovens lotam o auditório do Espaço Idep, na Rondônia Rural Show Internacional para acompanhar as novidades da educação profissional
BENEFÍCIOS
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o empenho dos alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Centec Abaitará, é mais um motivo para o Governo de Rondônia continuar firme no fortalecimento da qualificação da mão de obra em todas as regiões do Estado.
“Cada vez mais, fica notória a importância da educação profissional para a nossa população porque os benefícios não ficam apenas para quem estuda, mas também para sua família e a comunidade em geral, tendo em vista as transformações sociais que acontecem, por meio do conhecimento”, salientou.
Já a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira destacou o alto nível do trabalho apresentado e o empreendedorismo dos estudantes. “Antes de concluírem o curso, esses dedicados alunos estão fazendo a diferença e prometem ter um futuro brilhante”, enalteceu.
Os alunos distribuíram produtos feitos à base de buriti, como Mousse, Bolo, Farinha, Doce cremoso e Doce em pedaço
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024
1º Dia do evento
2º Dia do evento – Parte II – Parte III
3º Dia do evento
4º Dia do evento
5º Dia do evento – Parte I – Parte II
0 Comentários