O dia 27 maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

O dia 27 maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA
27.5.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1926 – Diplomados os novos intendentes (vereadores) de Porto Velho: Antonio Napoleão Lebre, Cincinato Elias Ferreira, Esron Menezes, Oscar Borges Theophilo, Manuel da Cunha Freitas.
 
1949 – O juiz José de Melo e Silva condenou a 21 anos um réu que matou uma idosa num sítio próximo a Porto Velho.

1955 – A mais antiga escola de samba de Porto Velho, a “Deixa Falar”, realiza seu primeiro baile pós-carnaval, de olho no desfile do ano que vem.

1976 – Suspensas as restrições à circulação de veículos pesados na BR-364, sentido Guajará-Mirim, devido à chegada do verão, mas poderão voltar caso haja mais chuvas.

1983 – Começa a funcionar o Tribunal de Contas do Estado, instalado em janeiro.
 
1983 – Criada em 1982, a Universidade Federal de Rondônia vai realizar, em junho, um seminário definidor da linha de ação da entidade, conforme o reitor Euro Tourinho Filho.

1987 – CR$18 bi de cruzeiros teriam sido desviados dos cofres do Estado para fortificar a campanha do PMDB em 1986, conforme denúncia do deputado estadual Nery Firigolo.

HOJE É

Dia Nacional da Mata Atlântica. Dia do Profissional Liberal. Dia do Serviço de Saúde do EB.
Católicos celebram Santo Agostinho de Cantuária,
 
BRASIL

1970 – A CNBB - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil condena a prisão e a tortura de presos políticos no Brasil.

MUNDO

2016 — Barack Obama é o 1º presidente dos EUA a visitar o Parque da Paz de Hiroshima (destruída por uma bomba atômica lançada pelos EUA). 

1564 – Morre João Calvino (n. 1.509), teólogo protestante cristão. 

2000 — O principal partido protestante da Irlanda do Norte aprova a divisão de poderes com os católicos.

FOTO DO DIA
O “ALIMENTO DOS DEUSES”

Localizado na rodovia estadual que começa no município-mãe, Jaru, distante 30 Km, o município de Theobroma se origina no NUAR (Núcleo Urbano de Apoio Rural) criado pelo Incra, como parte do Projeto de Colonização Adolfo Rohl.
 
O topônimo (Theobroma) é a designação científica do fruto do cacaueiro, nome científico “theobroma cacao”, do latim “Alimento dos deuses”. Inicialmente um distrito de Jaru, o Theobroma se torna município em 1992, por lei assinada pelo governador Osvaldo Piana.
 
Localizado a 412 Kms de Porto Velho, pela BR-364, com população (IBGE 2022) estimada em 8,2 mil pessoas, e sua economia concentrada principalmente nas atividades agrícolas e pecuária, além de indústrias (beneficiamento e transformação), no extrativismo em geral, além do comércio e prestação de serviços.

Seu rebanho bovino é o 5º maior de Rondônia (*). Com 262.905 cabeças de gado de corte, e um rebanho leiteiro formado por 100 mil animais produzindo um total/mês de 7,7 milhões de litros.
(*) https://www.theobroma.ro.leg.br/index.php/institucional/historia-do-municipio

Postar um comentário

0 Comentários