Rondônia Rural Show Internacional apresenta benefícios da bioeconomia para agricultura familiar

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Rondônia Rural Show Internacional apresenta benefícios da bioeconomia para agricultura familiar


Fortalecer o empreendedorismo na agricultura familiar é uma das prioridades da bioeconomia

Porto Velho, RO - Com o tema “Agricultura da Amazônia”, a 11ª Rondônia Rural Show Internacional apresenta os benefícios da bioeconomia para agricultura familiar. O evento acontece durante os dias 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. No decorrer do evento, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está realizando no Espaço Interativo e Dialógico, palestras sobre os avanços da economia verde, que resultaram no surgimento de novos cursos profissionalizantes para ocupações voltadas à sustentabilidade.

Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho, utilizando os recursos naturais de forma criativa e sustentável, representa um importante passo ao progresso econômico e para o desenvolvimento social. “Rondônia está conciliando o fortalecimento do agronegócio com a preservação ambiental, e a qualificação de mão de obra para profissões com foco na sustentabilidade é uma das prioridades da gestão estadual”, salientou.

PROFISSIONAIS DO FUTURO

Um dos palestrantes sobre a temática na programação do Espaço Idep, é o coordenador de Bioeconomia, do Projeto Profissionais do Futuro, Marcelo Nunes. O projeto é uma cooperação técnica entre o governo brasileiro, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), e o governo alemão, através da Deutsche Gesellschaft für Internacional Zusammenarbeit (GIZ).

Espaço Interativo e Dialógico na Rondônia Rural Show

Segundo Marcelo Nunes, a bioeconomia prioriza a agricultura familiar, principalmente em comunidades tradicionais da Amazônia, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. “A proposta é fortalecer o empreendedorismo dessas populações, cumprindo três etapas: Produção Sustentável; Transformação, que é a agroindústria com valor agregado aos seus produtos; e a Comercialização”, afirmou.

ALEMANHA

Com o intuito de preparar o terreno para o florescimento de novas oportunidades nesse campo, o Idep programou novos cursos para atender à demanda. A presidente da instituição de ensino profissionalizante, Adir Josefa de Oliveira visitou a Alemanha, em setembro de 2023, a convite da GIZ. Durante a missão técnica, foram apresentadas as tendências do mundo do trabalho e experiências exitosas na educação profissional.

“A cooperação técnica entre o Brasil e Alemanha visa a formação do profissional do futuro para ocupar as profissões que estão surgindo, com as boas práticas de sustentabilidade. Através do acordo, também foram capacitados docentes e instrutores da rede de educação profissional e tecnológica da Amazônia Legal”, frisou Adir Josefa.

Postar um comentário

0 Comentários