Projeto leva serviços de assistência social, saúde, educação e lazer aos bairros e distritos de Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Projeto leva serviços de assistência social, saúde, educação e lazer aos bairros e distritos de Porto Velho

O projeto busca oferecer todos os serviços da rede municipal a toda comunidade

Porto Velho, RO - Diante da grande extensão geográfica do município de Porto Velho, e diante da situação de carência quanto à oferta de serviços da assistência social aos distritos e às localidades mais distantes da sede e de difícil acesso, além da reflexão de como se daria o primeiro passo na busca da solução do problema, nasceu o projeto Tenda Família Cidadã, idealizado ainda no primeiro mandato desta gestão, criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

O projeto busca oferecer todos os serviços da rede municipal a toda comunidade e ao público prioritário do Sistema Único da Assistência, e é mais uma ação construída pelo executivo municipal para assegurar a intersetorialidade e a integração das políticas públicas, sobretudo, de fomento e garantia de direitos e cidadania, tornando-se um espaço de encontro e acesso aos serviços.

Foram realizadas 36 edições ao longo dos anos de 2019 a 2024

As ações realizadas pelo Projeto Tenda Da Família Cidadã possuem o objetivo de conduzir a execução dos serviços socioassistenciais, no âmbito da Proteção Social Básica, de atendimento a toda população auxiliando nas atividades que contribuem para ressignifica vivências de isolamento e de violações de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situação de risco social.

Ao todo já foram realizadas 36 edições ao longo dos anos de 2019 a 2024, atendendo não só a todos os distritos e a capital de Porto Velho, como também o baixo Madeira e as aldeias Kaxarari e Karitiana. Ao todo já foram alcançados 20.675 demandatários.

As edições acontecem em regiões distintas do município e da cidade de Porto Velho, e reúnem serviços variados nas áreas da saúde, educação, lazer e outras, como o cadastramento no CadÚnico, atendimento psicossocial do Cras e Creas, emissão de RG, atendimento médico e odontológico, atendimento lúdico infantil, testes rápidos, corte de cabelo, vagas para cursos e estágios para adolescentes e jovens, vagas de cursos para mulheres, assessoria jurídica, serviços de estética e muito mais.

As edições acontecem em regiões distintas do município

Para continuar obtendo sucesso na realização das edições do projeto ‘Tenda Família Cidadã’, a Semasf conta com o apoio de parceiros como Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Sine Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Geral de Governo, Junta do Serviço Militar, Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes, Superintendência Municipal de Integração Distrital, Superintendência Municipal de Comunicação, Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Defensoria Pública da União em Rondônia, Energisa, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, Associação Beradeiro, Faculdade Católica, Centro Universitário São Lucas, Faculdade Fimca, Senac, Corpo de Bombeiros, Procon, Ministério Público do Estado de Rondônia, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, dentre outros.

A Semasf, no final do ano passado (2023), homenageou as parcerias do projeto Tenda Família Cidadã, outorgando-lhes Moção de Agradecimento, em virtude do reconhecimento do relevante apoio e colaboração na realização do sucesso do projeto. A solenidade da entrega da homenagem foi realizada no anfiteatro do Centro Universitário Aparício de Carvalho (Fimca).

“Ninguém faz nada sozinho. E para realizar um projeto desse porte, que tivesse condições de levar vários serviços que pudessem contemplar as comunidades mais distantes e mais carentes do município, fomos em busca de apoio das parcerias. Essas nos atenderam e foram simplesmente extraordinárias”, disse a assistente social, Emily Paz, coordenadora do projeto desde sua primeira edição.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários