Municípios do Cone Sul e região de saúde Madeira-Mamoré começaram a receber as vacinas
Porto Velho, RO - Doze municípios rondonienses, sendo sete do Cone Sul e cinco da região Madeira-Mamoré, foram incluídos pelo Ministério da Saúde na programação de vacinação contra a dengue. Na quinta-feira (11), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) recebeu 13.671 doses da vacina. Pelos critérios adotados pelo Ministério da Saúde em Nota Técnica, foram incluídos os municípios de Vilhena, Chupinguaia, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cabixi e Pimenteiras do Oeste no Cone Sul; e Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Itapuã do Oeste, na região de saúde Madeira-Mamoré.
As doses destinadas à aplicação da segunda dose para os novos municípios contemplados nesta remessa serão enviadas posteriormente, respeitando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema de vacinação.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o Ministério da Saúde incorporou a vacina da dengue ao calendário de imunização e outras ações são desenvolvidas para garantir a saúde da população, enfatizando que, “as vacinas contribuem contra o risco de doenças graves, reduzindo assim a probabilidade de hospitalização e complicações. Medidas e orientações são reforçadas pelo governo do estado contra casos de dengue.”
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima salientou que, “embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes Aegypti é o principal método para prevenção e controle da dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika), seja pelo manejo integrado de vetores ou pela prevenção pessoal dentro dos domicílios.”
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Entre as principais medidas para prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti orientadas pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia estão:
- Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.
0 Comentários