Inflação e avanço da reforma tributária no radar da semana

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Portal Rondônia de Notícia - Noticias de Rondônia

Inflação e avanço da reforma tributária no radar da semana


Porto Velho, RO - Os investidores estarão de olho nos dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) na quarta-feira, 10, para recalibrar as expectativas sobre os juros. Na semana que passou, a capitulação do presidente Lula na disputa de narrativas com o Banco Central ajudou a tirar parte do prêmio nos juros futuros e fez o dólar voltar a ser negociado abaixo de 5,50 reais.

A inflação, porém, continua sendo o principal gatilho para as taxas de juros básicos. A expectativa para o mês de junho é que a pressão sobre os preços tenha desacelerado para 0,30%, contra 0,46% registrado em maio.

Na leitura anual, no entanto, o índice deve mostrar o IPCA acima do limite superior da meta para 2024, que é de 4,2%. O consenso dos analistas e economistas ouvidos pela Bloomberg aponta para uma inflação de 4,33%, depois de 3,93% nos doze meses até maio.

No cenário legislativo, o mercado financeiro acompanha as discussões sobre a regulamentação da reforma tributária na Câmara dos Deputado. A praticamente uma semana do início do recesso legislativo, que começa no dia 18 de julho, o presidente da Casa, Arthur Lira, se esforça para cumprir o compromisso de aprovar o texto antes do intervalo de meio de ano.

Lira convocou sessão para esta segunda-feira, 8, no plenário para avançar a fase de discussõesda proposta, que mantém a previsão de deliberação para os próximos dias. Ainda indefinida está a inclusão da carne na cesta básica com imposto zero e a inclusão de taxação de armas de fogo pelo Imposto Seletivo – apelidado de imposto do pecado.

Além disso, também está em discussão um eventual aumento do cashback, sistema de devolução de impostos para quem ganha até meio salário mínimo.

Por fim, os investidores devem avaliar rumores de que o atual diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, deve ser indicado para a presidência da autarquia ainda em agosto.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

0 Comentários