Além da visita à embaixada da Austrália, os alunos visitaram as representações do Chile, China, Portugal, Suíça e Reino Unido
Porto Velho, RO - Três estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino estão entre os 21 selecionados para participar do Projeto Embaixadores do Brasil Central, que visa incluir estudantes nas discussões sobre mudanças nas políticas públicas e nas diferentes perspectivas da diplomacia. O evento começou na terça-feira (8), e segue até esta quinta-feira (10), em Brasília. Com o tema “Diplomacia e Inovação”, a primeira edição da iniciativa pretende aprimorar o conhecimento dos jovens sobre relações internacionais, por meio de uma imersão nas embaixadas de seis países, além da sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O evento pretende aprimorar o conhecimento dos jovens
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os estudantes estão sendo acompanhados pelo professor da secretaria, Vanderlei Ferreira dos Santos. “Este momento foi pensado para levar os jovens a refletirem sobre desafios futuros, incentivando-os a aplicar o conhecimento adquirido em suas comunidades”, explicou.
Além das visitas à embaixada da Austrália, os alunos visitaram as representações do Chile, China, Portugal, Suíça e Reino Unido. Os estudantes interagiram com especialistas e participarão de sessões educativas em um museu interativo no Setor Cultural Sul, e no Instituto Rio Branco, principal escola de formação de diplomacia do Brasil.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o quanto é importante um estudante ter esse tipo de oportunidade. “Os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e refletir sobre os conhecimentos adquiridos, que serão levados de volta às suas comunidades, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação.”
SELEÇÃO DOS ALUNOS
A seleção dos três alunos levou em conta os conhecimentos de geopolítica, fluência na língua inglesa, boa comunicação, postura e comportamento disciplinar, e sobretudo, ser estudante do 2º ano do ensino médio da Rede Pública Estadual.
Os estudantes interagiram com especialistas nas embaixadas
Participam do projeto as estudantes Sofia Carolina Silva de Souza, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília, de Porto Velho; Stella Ayanna de Meira Santiago, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Alejandro Yague Mayor, de Ji-Paraná; e o estudante Renato Dantas Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina. em Cacoal. Os estudantes estão tendo novas experiências, com discussões sobre inovação, criatividade e o impacto no futuro do Brasil Central.
MOTIVAÇÃO
A estudante Sofia Carolina destacou que a experiência está sendo transformadora. “Estou com um sentimento de gratidão. Tudo que vivemos de aprendizado é incrível. Aprender como podemos ajudar nossa comunidade é o mais gratificante. Estamos conhecendo sobre coisas que vamos levar para vida”, declarou.
Stella Ayanna pontuou acerca da seleção para participar do projeto, e de como estava ansiosa por tudo que poderia viver no evento. “Estou muito feliz porque fomos muito bem recebidos e recebemos todo o suporte do nosso estado para estar aqui. É sem duvida uma experiência ímpar na minha vida.”
Segundo o estudante Renato Dantas, todas as suas expectativas foram superadas no Projeto Embaixadores. “Estou maravilhado. Aprendemos muito sobre relações exteriores e estou bastante motivado para levar o que aprendemos para nossa cidade.”
DIPLOMACIA E INOVAÇÃO
O Projeto Embaixadores do Brasil Central é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que é formado pelos estados do Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal. O consórcio foi criado em julho de 2015, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos seis estados consorciados, mais o Distrito Federal, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas, para assim tornar a região ainda mais competitiva.
Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, elabora e executa ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial. A cerimônia de encerramento ocorrerá no SESI Lab, nesta quinta-feira (10).
Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, elabora e executa ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial. A cerimônia de encerramento ocorrerá no SESI Lab, nesta quinta-feira (10).
0 Comentários