O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
11.10.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA
1917 – No sarau da “Associação Instructiva e Recreativa (PVh) uma das atrações é a menina (9 anos), Labib Mamud Aiech, que em 1922 seria a 1ª mulher a falar em reunião pública na cidade.
1940 – O presidente Getúlio Vargas chega a Porto Velho com ministros e assessores, para visita de 3 horas.
1949 – Aberta concorrência para alugar o Hotel do Governo em Guajará-Mirim.
1977 – O presidente Ernesto Geisel promulga a Lei 6.448 criando os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, desmembrados do município de Porto Velho.
1981 – Por solicitação do ministro do Exército, general Walter Pires, o presidente em exercício Aureliano Chaves envia ao Congresso o projeto criando o V Exército, na Amazônia.
1987 – Fuzileiros navais sediados em Manaus chegam a Porto Velho para retirar garimpeiros das margens do Rio Madeira e que ameaçam a navegação e o meio ambiente.
1990 – As alunas Carla Janaína, Michelle Albuquerque e Lúcia Helena, do “Camela Dutra”, vencem a fase estadual da “Feira de Ciências”, com o trabalho “Cultura Indígena”, e representam Rondônia em São Paulo.
HOJE É
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Dia Internacional da Menina. Dia Mundial (e Nacional) da Obesidade. Dia do Teatro Municipal.
Católicos celebram São Filipe – Diácono, São Alexandre Sauli, São João XXIII,
BRASIL
1977 – O presidente Ernesto Geisel assina a lei criando o Estado de Mato Grosso do Sul.
1908 — Nasce Angenor de Oliveira, o “Cartola” (m. 1980), compositor de “A Rosas não falam”, “O mundo é um Moilñho” etc.
MUNDO
1962 – Instalado o Concílio Vaticano II; decisões principais: os Papas dividem seu poder com os bispos; missa celebrada na língua do país em que é realizada; os celebrantes ficam de frente para o público.
1968 — Decola a Apollo 7, a 1ª missão tripulada do Projeto Apollo.
FOTO DO DIA
LOUCURA EM PORTO VELHO (III)
Desde ontem, 10, até a madrugada de hoje, 11, Porto Velho estava em alvoroço. Esron Menezes, então com 17 anos, lembrou “naquela noite creio que ninguém dormiu. Era uma mistura de emoção porque nunca se pensou num presidente por aqui”.
No “aéreo porto”, onde hidroaviões da comitiva estacionaram também foram limpas e pintadas as boias de atracação, preparadas as canoas para transportar a comitiva, e os seus respectivos pilotos – dois por barco.
Tudo pronto para o desfile: trabalhadores, escolares do “Barão do Solimões”, Colégio “Auxiliadora” e “Dom Bosco” e militares da 3ª Cia de Fronteira.
O povo tomou conta das margens do Madeira desde a manhã, mas Getúlio chegou só depois das 14 hs, subindo uma escadaria, suficiente para duas pessoas lado a lado – na foto Getúlio e Aluízio enfrentando os degraus.
Daí foi cumprir a agenda: almoço, inaugurações da usina de luz e da sede dos Correios, mas ao invés de 3hs, a visita durou até dia 13.
0 Comentários