Foram entregues 275 toneladas de calcário ensacado na região do Cone Sul do estado
Porto Velho, RO - Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar em municípios do Cone Sul do estado, o governo de Rondônia realizou a entrega de 275 toneladas de calcário ensacado para agricultores locais, na sexta-feira (7), através do programa Mais Calcário, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).
O programa Mais Calcário visa fortalecer os agricultores familiares atendidos pela Emater-RO com assistência técnica e extensão rural, e integra programas do governo, como o de Aquisição de Alimentos (PAA-Estadual), Olericultura, Piscicultura e Pecuária Leiteira, por meio da Consultoria Técnica da Pecuária Leiteira (Consultec), com foco no fortalecimento da agricultura familiar em Rondônia.
O programa Mais Calcário contribui para o fortalecimento da agricultura em Rondônia
Representando o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o vice-governador Sérgio Gonçalves, durante a entrega destacou a relevância do trabalhador rural para o desenvolvimento do estado. “O produtor rural e a agricultura familiar em nosso estado são fatores chave na geração de empregos e riqueza. Nesse sentido, o governo do estado vem promovendo políticas públicas como a distribuição de calcário para os produtores, por meio da Emater. “O programa Mais Calcário contribui para o fortalecimento da agricultura em Rondônia, promovendo melhorias na produtividade do solo e, consequentemente, no aumento da produtividade das propriedades rurais.”
Segundo o gerente regional da Emater-RO, Eliandro Márcio Perini, o programa tem beneficiado agricultores há mais de quatro anos e tem beneficiado a agricultura familiar e os pequenos produtores. “Parte do recurso é totalmente subsidiado, e o frete também, todos os agricultores familiares têm direito a essa assistência”, ressaltou.
A primeira agricultora a receber o calcário em Corumbiara, Leonice Gonçalves Amaral, destacou a melhoria significativa em sua horta, “antes a terra era muito ácida. Depois que fizemos a análise e começamos a utilizar o calcário, a produção aumentou consideravelmente. A Emater sempre nos ajuda, fornecendo sementes e o próprio calcário”, afirmou.
As cidades beneficiadas foram:
• Pimenteiras: 40 toneladas
• Corumbiara: 40 toneladas
• Cabixi: 40 toneladas
• Colorado do Oeste: 40 toneladas
• Vilhena: 115 toneladas
0 Comentários