Apresentação aconteceu no auditório do Prédio do Relógio
Porto Velho, RO - Durante a reunião semanal de secretários municipais com o prefeito Léo Moraes, na quarta-feira (22), a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) apresentou um instrumento de ordenamento territorial chamado Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM).
“O Cadastro é um sistema que visa apresentar todas as informações municipais e pode ser uma ferramenta constantemente atualizada pelas secretarias e órgãos da Prefeitura que realizam intervenções na cidade de Porto Velho”, destacou o titular da pasta, Márcio Gabriel.
Para apresentar as informações do CTM, que está em construção, de acordo com a subsecretária Larissa Ananda Paiva Maciel, a Sempog desenvolveu o Geoportal, uma plataforma que demonstra, com recursos tecnológicos de geoprocessamento e dados cartográficos, diversas informações urbanas do município de Porto Velho.
“Também apresentamos o Observatório Municipal. Este, com a mesma base de informações do Geoportal, apresenta dados socioeconômicos e indicadores de desempenho dos serviços oferecidos pela prefeitura”, ressaltou a subsecretária.
Ela acrescentou que a apresentação realizada para o prefeito e demais secretários tem significativa relevância, uma vez que põe a par os chefes das pastas a necessidade de alimentação da plataforma com dados gerenciados pelas áreas finalísticas da prefeitura, sempre com foco no bem-estar dos munícipes.
Ainda de acordo com Larissa Ananda, a expectativa é de que, com o aumento da alimentação do Geoportal com informações relevantes sobre o município, o prefeito Léo Moraes possa ter indicadores suficientes para o planejamento de políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida da população
PLANO DIRETOR
O Cadastro Territorial Multifinalitário e as plataformas que decorrem dele, que são o Geoportal e o Observatório Municipal, nascem no Plano Diretor de Porto Velho, composto por algumas estratégias. Uma delas é a modernização da gestão urbana.
A ideia é que, com o cadastro, o CTM e com essas plataformas que foram desenvolvidas para subsidiar o CTM, que nada mais é do que uma concentração de informações sobre o território, sobre a gestão pública e sobre as áreas que precisam de atuação da gestão pública, a gente consiga, com o uso da tecnologia de inovação e integração de informações, modernizar a gestão e executar políticas públicas através de um planejamento coordenado e de maneira mais assertiva.
Essas plataformas estão disponíveis e qualquer cidadão pode acessar. Para obter mais informações sobre o Observatório Municipal é só clicar neste link. Já com relação ao Geoportal, este pode ser acessado clicando aqui.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários